Marina Paixão

ALEGRIA É UMA DECISÃO

Uma pessoa me ensinou uma vez que alegria não é um sentimento, mas sim uma escolha, uma decisão, um fruto do espírito.

Quando eu trato a alegria como um sentimento, estou baseando-a aos fatores externos da vida, aqueles que eu não posso controlar. Estou dizendo que só vou ser alegre hoje se tudo sair conforme eu planejei. Se a minha alegria está pautada nisso, posso ter a certeza de que na maior parte do tempo não estarei bem! Ela pode chegar e ir embora a qualquer momento, porque os altos e baixos vão continuar acontecendo em nossas vidas.

Sabe, eu não poderia dizer essa grande mentira de que todos os dias serão bons. Muitas pessoas tem pregado por ai só a parte boa da vida, como se o dia mau não existisse, e o problema é que ele existe. Um problema ainda maior é que, se pessoas que são referência em nossa sociedade fingem que ele não existe, quando ele chegar para nós, acharemos que tem algo de errado conosco, porque a vida de todo mundo que “acompanhamos” é incrivelmente boa, menos a nossa.

Precisamos falar sobre o dia mau, porque ele é uma realidade. A diferença está em quem conseguiu entender que a alegria, a paz e a confiança em Deus são ESCOLHAS e elas estão em nossas mãos. Alegria não é emoção e sentimento, mas uma escolha de falar “Peraí, hoje não está sendo um dia muito bom, as coisas não estão dando certo, meu projeto deu errado, não passei na prova, meu carro estragou, alguém muito próximo a mim adoeceu, perdi meu emprego, briguei com fulano, MAS nada disso é capaz de tirar a minha alegria e a minha paz, porque a minha vida não é o meu dia mau! Eu escolho entender que todas as coisas cooperam para o meu bem. A minha alegria é Cristo e está em Cristo, e essa é uma escolha que eu faço hoje diante do dia mau.”

A falta de alegria te rouba tempo, pessoas e oportunidades. Você pode escolher se vai passar os seus altos e baixos da vida oscilando nas suas emoções ou confiando na soberania do Senhor e se alegrando (porque Ele tem cuidado de você e sempre cuidará). Por último, alegria é um fruto do Espírito, pois quanto mais tempo você passa em intimidade com Jesus, mais o Espírito Santo te revela o caráter Dele e te torna semelhante a Ele, e se tem uma coisa que Jesus foi, é e sempre será, é ALEGRE! Alegre por saber quem Ele é, de onde Ele veio e para onde retornou ♥