Marina Paixão

COMO FAZER AMIGOS & INFLUENCIAR PESSOAS

 

 

Terminei esse livro hoje e confesso que relutei bastante até começar a leitura, pois tive preconceito com o título. “Que audácia esse autor tem de pressupor que preciso aprender a fazer amigos e influenciar pessoas?!” Não é segredo que ele é um clássico e um dos livros mais vendidos dos últimos tempos, e como minha irmã estava doando alguns livros e vi ele na espreita, pensei ” Por que não?”

Hoje me sinto completamente grata por não ter julgado o livro pela capa ( rsrs ) pois aprendi coisas extremamente valiosas para a minha vida e profissão!

Basicamente, o autor fornece alguns métodos/conselhos que podemos utilizar em várias situações da vida. A vida é feita de conexões e pessoas são complicadas. Relacionamentos mais ainda, pois pensamos diferente e agimos de maneiras distintas, então perderemos bastante se não aprendermos a lidar com pessoas e muitas vezes abrir mão da nossa razão para evitar conflitos. Inclusive nos negócios, afinal, eles são nada menos que constituídos por…..Pessoas. Se não aprendermos a lidar com elas, não teremos sucesso em nenhuma area de nossas vidas. A sacada do autor está justamente nisso, ações e pensamentos que podem não só ganhar amigos mas influenciar inúmeras pessoas ao nosso redor. Vou listar algumas sacadas que mais falaram comigo!

  • Em lugar de condenar os outros, procuremos compreendê-los, descobrir por que fazem o que fazem. Essa atitude é muito mais benéfica e intrigante do que criticar e gera simpatia, tolerância e bondade. “Conhecer tudo é perdoar tudo.” Não critique, não condene, não se queixe.
  • Magoar pessoas, além de não modificá-las, jamais as despertará para suas atividades. “Todo homem que encontro é superior a mim em alguma coisa. E nesse particular, eu aprendo dele.” Deixemos de pensar em nossas qualidades e nossos desejos. Façamos um honesto e sincero elogio.
  • Se há algum segredo de sucesso, consiste na habilidade de aprender o ponto de vista da outra pessoa  ver as coisas tão bem pelo ângulo dela como pelo seu.
  • Torne-se verdadeiramente interessado a outra pessoa. Lembre-se de que o nome dela é para ela o som mais doce e mais importante que existe em qualquer idioma. O nome destaca a singularidade do indivíduo, tornando-o único entre a multidão.
  • Respeite a opinião dos outros. Nunca diga “Você está enganado.”
  • Se você está enganado, reconheça o seu erro rápida e enfaticamente.
  • Não há vantagem alguma em discutir. É muito mais interessante e proveitoso tentar ver as coisas do ponto de vista da outra pessoa e procurar conseguir que ela diga na conversa “sim, sim.”

Eu poderia citar muitas outras ideias que me chamaram profunda atenção, mas não vou dar tanto spoiler. Eu aconselho esse livro para todo mundo que quer aprender a melhorar na “comunicação” dos seus relacionamentos, família, negócios e por aí vai. Foi um livro que me ensinou a importância de me colocar no lugar do outro, de praticar a empatia e perceber que isso me levará a lugares inimagináveis, afinal, a nossa vida é sobre pessoas e como podemos ser melhores com elas e por elas. Espero que vocês se divirtam! Não é uma leitura pesada, pelo contrário, extremamente leve. Te aconselho a fazer anotações  sobre cada capítulo, pois são muitos insights bacanas!

 

 

O QUE ENTROU POR ÚLTIMO NO INSTAGRAM

This error message is only visible to WordPress admins

Error: API requests are being delayed for this account. New posts will not be retrieved.

Log in as an administrator and view the Instagram Feed settings page for more details.